Qual a diferença entre Ofício de Registros e Tabelionatos?
- Débora Mascia Callegari
- 27 de set. de 2022
- 3 min de leitura
Atualizado: 21 de out. de 2022
Você sabia que os serviços de cartório , conhecidos como serviços cartorários , não são todos iguais? Que dependendo do serviço pretendido você deve se dirigir à um cartório de registros ou à um tabelionato? Você também sabia que existem vários tipos de registros e que cada um deve ser feito em um tipo de cartório , além de tabelionatos de notas e protestos?
Aqui vamos tentar esclarecer de modo simples mas elucidativo os serviços prestados por cada um e onde você deve se dirigir quando for necessário , sem ter que se sentir confuso na hora de um aperto . No Brasil temos os Cartórios e Ofícios de Registros e os Tabelionatos.
“Os Registros são regidos pela Lei nº 6.015/1973 (Lei dos Registros Públicos) e pela Lei 14.382 /22, promulgada em 28 de junho deste ano, tratando principalmente do SERP – Sistema Eletrônico dos Registros Públicos. A norma de 2022 altera e traz acréscimos a várias leis , como a lei 4.591/64 – no tocante à incorporação imobiliária -, a lei de registros públicos e o Código Civil/02.”
Um dos cartórios mais procurados é o Ofício de Registro Civil das Pessoas Naturais. É o responsável por realizar o primeiro ato jurídico da vida de uma pessoa. Além disso, o cartório também registra:
Certidão de Nascimento;
Casamento;
Óbito;
Divórcio;
Emancipações;
Reconhecimento voluntário de paternidade;
Averbações
Interdições
Sentenças declaratórias de ausência
Opções de nacionalidade
Sentenças que deferirem a legitimação adotiva
Já o Ofício de Registro Civil das Pessoas Jurídicas é responsável pelo registro das pessoas jurídicas não empresariais. Ou seja, lá são registrados os atos :
Contratos de Sociedades Civis ;
Estatutos das sociedades civis, religiosas, literárias, pias e científicas;
Compromissos das fundações e das associações de utilidade públicas;
Atos constitutivos de associações e jornais e/ou periódicos;
Estatutos dos partidos políticos;
Atas de assembleias gerais e ordinárias das sociedades citadas acima;
Constituição de Condomínios ;
Constituição de ONGs
No Ofício de Registro de Títulos e Documentos, é possível realizar o registro de todos os documentos. Assim, caso você acabe perdendo o original, é possível ir até o Cartório e emitir quantas cópias forem necessárias. Elas terão o mesmo valor da via original.
Ou seja, esses cartórios são os responsáveis por garantir os efeitos legais da documentação perante a sociedade. Mais de 200 tipos de documentos podem ser registrados, entre eles:
Carteira de identidade
Carteira de habilitação
Contratos de alienação
Pacto de união estável
Declaração de cremação
Abaixo-assinado
Função Residual ou Suplementar dos outros cartórios
Alvará de conservação
Atas
Boletim de ocorrência
Carnê
Carteira profissional.
Carta de Fiança
Contratos que têm por objetos bens móveis
Fazer notificações extrajudiciais
Os Cartórios de Registro de Imóveis registram os títulos de propriedade de imóveis e respectivas averbações. Lá você obtêm a matrícula do imóvel que consta nos livros do cartório e todas as anotações sobre as características físicas do bem, sua localização e o que aconteceu com ele a partir de registros e averbações.
O que é o registro do imóvel?
É o que irá constar no imóvel : quem é o dono do imóvel e se houve transferência de uma pessoa para outra.
O que é averbação?
Está relacionada às alterações e acréscimos, por exemplo, cada vez que o proprietário muda seu estado civil ou altera algo no imóvel .
Tabelionatos
Os de protesto são responsáveis por receber títulos executivos não pagos, por exemplo: duplicatas, cheques e notas promissórias. Além disso, compete a esses cartórios promover a intimação dos devedores para o pagamento das dívidas. Caso não haja o pagamento, o título é protestado.
E por último e não menos importante pois é o mais usado pelos brasileiros é o Tabelionato de Notas que é o cartório responsável por:
Autenticar cópias e procurações
Reconhecer firmas;
Lavrar atas notariais;
Lavrar testamentos públicos e partilhas
Lavrar escrituras e procurações públicas, inclusive de imóveis e de doações
Reconhecimento de Paternidade
Apostilamento de documentação estrangeira para consulados
Pacto ante-nupcial
Instituição de Hipoteca e Usufruto
Em qual cartório é possível fazer a usucapião extrajudicial? O procedimento de usucapião extrajudicial será iniciado em um cartório de notas. Posteriormente, haverá andamento da ação em um cartório de registro de imóveis, até que ocorra o registro.
A nova lei de Registros Públicos desburocratiza e traz mais celeridade aos cartórios brasileiros , efetiva o Sistema Eletrônico dos Registros Públicos – SERP para modernizar e unificar sistemas de cartórios em todo o país e permitir registros e consultas pela internet. Mas isso falaremos num próximo post do blog.
Comments